23 de set. de 2019

Roque Grazziotin


Roque Grazziotin faleceu dia 22/09/2019. Ele foi um dos fundadores do Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos - CEPDH, em 1984, do movimento Nacional de Direitos Humanos, em 1986, do qual foi membro da diretoria executiva nacional e conselheiro nacional.

Roque foi um homem que sempre lutou por uma sociedade igualitária e pelos direitos humanos. Com solidariedade, amor e fé, combateu o bom combate, e dedicou sua vida as pessoas. Será sempre lembrado pela sua prática, e fará muita falta nestes tempos sombrios que vivemos...

...

Roque era natural de Antônio Prado. Aos 11 anos, foi para o Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul. Em 1964, foi para o Seminário Maior de Viamão, para estudar Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Neste período, se aproximou da Juventude Universitária Católica (JUC) e da Juventude Operária Católica (JOC). Em 1978, a primeira Romaria dos Motociclistas do Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, de Farroupilha. Em 1984, Roque ajudou a oficializar o Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos - CEPDH e em 1986, o movimento Nacional de Direitos Humanos, do qual foi membro da diretoria executiva nacional e conselheiro nacional. Na década de 1980, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT) e concorreu a prefeito de Caxias pela sigla em 1988. Em 1998, foi eleito deputado estadual.

O corpo de padre Roque Grazziotin será velado no Memorial São José a partir de 21h30min deste domingo. Haverá missa de corpo presente nesta segunda-feira, às 15h30min, na Igreja Santa Catarina. Após, cerimônia de despedida no crematório.


Nenhum comentário:

Em cada diferença, a igualdade

O futuro é nosso!

No dia do trabalhador a dica é: Assista o documentário O FUTURO É NOSSO. O futuro do trabalho é tema central no filme dirigido por Silvio Te...