Na noite desta terça-feira, dia 7 de abril, aconteceu na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha o segundo encontro para apresentação dos trabalhos da 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul através do Projeto Democratizando. A ação tem por objetivo suscitar o debate sobre os direitos humanos em âmbito nacional.
O trabalho está sendo coordenado pela psicóloga Rochele Sachet Antoniazzi, com a abordagem de algumas amostras cinematográficas que têm como foco a sensibilização dos direitos humanos. Neste encontro foram trabalhados com os filmes "Pela Janela" e "Rio Cigano".
O documentário "Pelas Janelas" de autoria de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos retrata, ao longo de 3 meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual que acompanham parte dos processos e experiências dos projetos de Cinema, Educação e Direitos Humanos - Inventar com a Diferença, realizados em escolas espalhadas por todo o território nacional.
O filme "Rio Cigano" de autoria de Julia Zakia retrata a história de uma cigana que atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária. A mostra propicia uma leitura atual da maneira como os Direitos Humanos são compreendidos e retratados em países do Hemisfério Sul.
O projeto é uma ação da Comissão de Educação Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores em parceria com o Centro de Pesquisas, Estudos e Direitos Humanos (CEPDH) de Caxias do Sul. Os próximos encontros acontecem na sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, na Câmara de Vereadores nos dias 15 e 22 de abril de 2015, a partir das 19h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário