14 de abr. de 2015

Nota do MNDH: Caso Manoel Mattos


À 36ª Secção Judiciária da Justiça Federal – Estado de Pernambuco

Referência: Caso MANOEL MATTOS -

 

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), representando centenas de entidades filiadas de todas as regiões do Brasil, vem através desta nota reafirmar seu respeito e confiança para com o Sistema de Justiça Federal no processamento e julgamento do primeiro caso de violação de direitos humanos federalizado no Brasil, previsto para esta terça-feira, dia 14/4/2015.

O julgamento do caso do defensor de direitos humanos Manoel Mattos, vítima de assassinato em janeiro de 2009 em razão de seu trabalho contra grupos de extermínios e contra práticas de corrupção envolvendo policiais, autoridades e criminosos comuns no Estado de Pernambuco, poderá, a depender do julgamento, abrir um novo capítulo de enfrentamento à impunidade e ao crime organizado no Brasil: paradigma que será referência para todos os países que integram o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, uma vez que esse caso é acompanhado pela Comissão e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.


Entidades de todo Brasil acompanham atentamente esse dia com grande esperança que o corpo de jurados e todos os operadores do direito deixem claro para os mandantes e os executores do assassinato de Manoel Mattos que a Justiça pode mais que as intimidações, os subornos e a falsa certeza de impunidade.

Em um momento em que o povo brasileiro clama pelo fim da corrupção e da impunidade, o julgamento do caso Manoel Mattos vem como uma luz orientadora na construção de um país com justiça para todas e todos.


Assim, reafirmamos nossa credibilidade na Justiça Federal Brasileira.


São Paulo, 14 de abril de 2015.

Movimento Nacional de Direitos Humanos


EQUIPE - MNDH
SEDE NACIONAL

mndh.org.br
facebook.com/mndhnacional

Nenhum comentário:

Em cada diferença, a igualdade

O futuro é nosso!

No dia do trabalhador a dica é: Assista o documentário O FUTURO É NOSSO. O futuro do trabalho é tema central no filme dirigido por Silvio Te...