6 de fev. de 2015

Medalha da Dignidade

Queremos agradecer e prestar nossa homenagem pela significativa trajetória de Marisa Formolo, como pessoa e militante política, caminhando junto com as lutas do povo.

Como estudante, ajudando na organização dos centros acadêmicos e no combate a ditadura militar.

Como professora estadual e universitária, ensinando e aprendendo junto com os/as alunos/as, a se tornarem sujeitos e não objetos descartáveis.

Como participante do Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos e do Movimento Nacional de Direitos Humanos, ajudando no processo de redemocratização do Brasil, na luta pela Anistia, Diretas Já, por uma nova Constituição, na reorganização dos partidos políticos e na militância partidária.

Como secretária municipal, vice-prefeita e prefeita em exercício, no município de Caxias do Sul, fortificando a compreensão que por meio da participação popular se devia sempre priorizar a vida.

Como parlamentar, atuando na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (2006-2014), desenvolvendo um significativo trabalho nas Comissões de Educação, do Ensino Profissional, da UERGS, da Saúde e Meio Ambiente, MERCOSUL e Assuntos Internacionais, da Cidadania e Direitos Humanos, pelo que destacamos algumas atuações:

- agricultura familiar: foi destaque o tema da agroecologia e pelo incentivo a produção orgânica e saudável, a instituição do Prêmio Pioneiras da Ecologia, a aprovação da Lei do Bambu, a luta pela implementação da Lei de Rotulagem dos Alimentos Saudáveis;

- saúde: o trabalho junto aos renais crônicos, aos portadores de neoplasias e pela autoestima das mulheres com a Lei das Perucas, a busca de recursos para hospitais públicos e filantrópicos;

- educação: a luta pela valorização da educação pública e de qualidade, com infraestrutura necessária e pela qualificação dos professores/as, a luta pela ampliação do ensino profissional e técnico para os jovens na implantação dos Institutos Federais de Educação em Farroupilha e Caxias do Sul, a luta pela qualificação da UERGS;

- mulheres: a luta pelo aperfeiçoamento das políticas públicas para as mulheres e o incentivo a participação na política e nas funções públicas, a implantação e divulgação da Patrulha Maria da Penha para combater a violência contra a mulher;

- infraestrutura: a luta coletiva, junto com a ASSURCON e outras entidades, pelo fim do modelo de pedágios concedidos à iniciativa privada e pelo fim do Pedágio de Farroupilha;

- preservação do patrimônio histórico de Caxias do Sul: a luta pela preservação da MAESA;

- publicações: foram elaborados diversos cadernos formativos e informativos, para ajudar os agentes sociais a se aperfeiçoarem e qualificar a luta para a transformação da sociedade.

Assim, a vida da Marisa Formolo é fundamentada em princípios filosóficos, culturais e religiosos, sempre com fé e esperança, junto com as pessoas, na conquista da libertação para todos os seres humanos.

Muitas pessoas foram parceiras nessa caminhada da Marisa Formolo, em especial os amigos e amigas, e a família, esta como base de todas as lutas e sonhos, e nada mais justo do que prestar uma homenagem a família, como sustentáculo da vida humana, numa sociedade impregnada pelo individualismo, comodismo e consumismo.

Santa Tereza dizia que "Nada te espante, nada te perturbe. Neste mundo tudo passa, só o amor de Deus não passa". Quando se faz as coisas justas, não precisa ter medo.

Como gesto simbólico de carinho e solidariedade, entregamos a Marisa Formolo a Medalha da Dignidade.

A caminhada e as nossas lutas, do povo, continuam!

amigos e amigas do Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos – CEPDH 

Nenhum comentário:

Em cada diferença, a igualdade

Seminário de Lançamento da Revista Tempo do Mundo nº 36 discute Política Industrial em Perspectiva Internacional

Seminário de Lançamento da Revista Tempo do Mundo nº 36 discute Política Industrial em Perspectiva Internacional  2025-05-22 A  Revista Temp...