6 de fev. de 2015

Medalha da Dignidade

Queremos agradecer e prestar nossa homenagem pela significativa trajetória de Marisa Formolo, como pessoa e militante política, caminhando junto com as lutas do povo.

Como estudante, ajudando na organização dos centros acadêmicos e no combate a ditadura militar.

Como professora estadual e universitária, ensinando e aprendendo junto com os/as alunos/as, a se tornarem sujeitos e não objetos descartáveis.

Como participante do Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos e do Movimento Nacional de Direitos Humanos, ajudando no processo de redemocratização do Brasil, na luta pela Anistia, Diretas Já, por uma nova Constituição, na reorganização dos partidos políticos e na militância partidária.

Como secretária municipal, vice-prefeita e prefeita em exercício, no município de Caxias do Sul, fortificando a compreensão que por meio da participação popular se devia sempre priorizar a vida.

Como parlamentar, atuando na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (2006-2014), desenvolvendo um significativo trabalho nas Comissões de Educação, do Ensino Profissional, da UERGS, da Saúde e Meio Ambiente, MERCOSUL e Assuntos Internacionais, da Cidadania e Direitos Humanos, pelo que destacamos algumas atuações:

- agricultura familiar: foi destaque o tema da agroecologia e pelo incentivo a produção orgânica e saudável, a instituição do Prêmio Pioneiras da Ecologia, a aprovação da Lei do Bambu, a luta pela implementação da Lei de Rotulagem dos Alimentos Saudáveis;

- saúde: o trabalho junto aos renais crônicos, aos portadores de neoplasias e pela autoestima das mulheres com a Lei das Perucas, a busca de recursos para hospitais públicos e filantrópicos;

- educação: a luta pela valorização da educação pública e de qualidade, com infraestrutura necessária e pela qualificação dos professores/as, a luta pela ampliação do ensino profissional e técnico para os jovens na implantação dos Institutos Federais de Educação em Farroupilha e Caxias do Sul, a luta pela qualificação da UERGS;

- mulheres: a luta pelo aperfeiçoamento das políticas públicas para as mulheres e o incentivo a participação na política e nas funções públicas, a implantação e divulgação da Patrulha Maria da Penha para combater a violência contra a mulher;

- infraestrutura: a luta coletiva, junto com a ASSURCON e outras entidades, pelo fim do modelo de pedágios concedidos à iniciativa privada e pelo fim do Pedágio de Farroupilha;

- preservação do patrimônio histórico de Caxias do Sul: a luta pela preservação da MAESA;

- publicações: foram elaborados diversos cadernos formativos e informativos, para ajudar os agentes sociais a se aperfeiçoarem e qualificar a luta para a transformação da sociedade.

Assim, a vida da Marisa Formolo é fundamentada em princípios filosóficos, culturais e religiosos, sempre com fé e esperança, junto com as pessoas, na conquista da libertação para todos os seres humanos.

Muitas pessoas foram parceiras nessa caminhada da Marisa Formolo, em especial os amigos e amigas, e a família, esta como base de todas as lutas e sonhos, e nada mais justo do que prestar uma homenagem a família, como sustentáculo da vida humana, numa sociedade impregnada pelo individualismo, comodismo e consumismo.

Santa Tereza dizia que "Nada te espante, nada te perturbe. Neste mundo tudo passa, só o amor de Deus não passa". Quando se faz as coisas justas, não precisa ter medo.

Como gesto simbólico de carinho e solidariedade, entregamos a Marisa Formolo a Medalha da Dignidade.

A caminhada e as nossas lutas, do povo, continuam!

amigos e amigas do Centro de Estudos, Pesquisa e Direitos Humanos – CEPDH 

Nenhum comentário:

Em cada diferença, a igualdade

XIV Seminário de Saúde do Trabalhador: dia 26 de abril

XIV SEMINÁRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR A primeira edição do Seminário Saúde do Trabalhador aconteceu em 2009. E, desde então já foram 13 ediç...