23 de out. de 2015

PASTORAL DO MIGRANTE DENUNCIA VIOLÊNCIA CONTRA MIGRANTES


Nota de Repúdio à violência, à xenofobia e discriminação étnica e racial praticada contra imigrantes
 

Pastoral do Migrante dos Regionais Sul 1, Sul 3 e Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e do Serviço Pastoral do Migrante – SPM O Serviço Pastoral dos Migrantes no Brasil vem a público solidarizar-se com os familiares e amigos dos imigrantes vitimados por crimes de homicídio, xenofobia, discriminação étnica e racial.

Ficamos horrorizados, e repudiamos com veemência os homicídios, a xenofobia e a discriminação racial contra imigrantes no Brasil.

Trazemos presente os inaceitáveis homicídios, preconceitos e xenofobias contra imigrantes ocorridos nos municípios de Flores da Cunha-RS e Navegantes-SC, respectivamente nos dias 08 e 17 de outubro de 2015.

Considerando que as autoridades dos estados relativizam a gravidade dos fatos criminosos em razão das vítimas serem imigrantes, exigimos apuração e punição dos responsáveis pelos crimes de homicídios ocorridos em Flores da Cunha-RS e Navegantes-SC. Refutamos todo tipo de violência que os nossos irmãos imigrantes estão sofrendo, especialmente o atentado à vida. Esta é uma violação de diretos humanos mais sagrado, o direito a VIDA!

Exigimos que os governos estaduais e federal punam os criminosos nos casos devidos. Também responsabilizamos, os governos do Rio Grande do Sul, e de Santa Catarina, pela falta de iniciativa, pela lentidão com que apuram e punem os casos de violações de direitos humanos universais. E exigimos que se efetivem campanhas pedagógicas educativas de prevenção e combate às manifestações de racismo, xenofobia e discriminação contra os novos migrantes que chegam ao Brasil. Principalmente os que chegam a região Sul. Porque "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar" (Nelson Mandela).

Entendemos que em nenhuma hipótese é aceitável usar conduta supostamente criminosa como motivo de culpabilização da vítima. A lesão máxima do direito à vida por meio de sua supressão violenta não está justificada em qualquer hipótese, ainda que a vítima reaja à autoridade competente (polícia).

O Serviço Pastoral dos Migrantes reitera que as autoridades competentes devem investigar e combater com rigor e transparência o ocorrido com os imigrantes haitianos em Flores da Cunha-RS e em Navegantes-SC, bem como devem proceder à punição dos responsáveis pelos crimes ocorridos nestas cidades.

Porto Alegre, 20 de outubro de 2015

http://ivopoletto.blogspot.com.br/2015/10/pastoral-do-migrante-denuncia-violencia.html?spref=fb



21 de out. de 2015

CEDH publica nota de solidariedade e desagravo pela morte das meninas Kaingang no RS

CEDH publica nota de solidariedade e desagravo pela morte das meninas Kaingang no RS

 20-10-2015

O Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS), do qual a FLD faz parte, divulgou nota de desagravo e solidariedade às famílias das adolescentes e uma menina indígenas, da Comunidade Kaingang Jamã Tÿ Tãnh, em Estrela (RS): Chaiane Soares Lemes (15), Franciele Dos Santos Soares (14) e Thais Soares Lemes (9), foram mortas , na BR 386, e Anelize Soares Lemes (13), irmã de Chaiane e de Thais, está hospitalizada em estado grave. 

"Atento ao contexto de profunda violação, criminalização e preconceito contra etnias indígenas no Brasil, O Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS) acompanha violações que envolvem comunidades indígenas no estado do Rio Grande do Sul e vem manifestar sua solidariedade às famílias das duas adolescentes e uma menina indígenas, da Comunidade Kaingang Jamã Tÿ Tãnh, em Estrela, RS, Chaiane Soares Lemes (15), Franciele Dos Santos Soares (14) e Tais Soares Lemes (9). A irmã de Chaiane e de Tais, Anelize Soares Lemes (13) está hospitalizada em estado grave", diz o documento. 

"O problemático contexto de duplicação da BR 386 provocou a constituição de aldeamentos ao longo da rodovia, impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos ainda não acolhidos e resolvidos pelos órgãos e autoridades competentes. 

Este Conselho reitera que as autoridades devem investigar com rigor e transparência o ocorrido e proceder à punição dos responsáveis, acompanhamento e indenização às famílias e o encaminhamento urgente de políticas públicas que efetivem os direitos constitucionais garantidos às comunidades indígenas, na Constituição de 1988, em seu Capítulo VIII, art. 231".

O documento encontra-se abaixo, para download.

Foto: Tadeu Vilani/Agencia RBS


http://www.fld.com.br/blog/cedh-publica-nota-e-exige-cumprimento-de-politicas/




NOTA DE DESAGRAVO E SOLIDARIEDADE 

Pedido de apuração e punição dos responsáveis dos homicídios por atropelamento de indígenas da Comunidade Kaingang Jamã Tÿ Tãnh, em Estrela, RS, em 19/10/2015 O Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (CEDH-RS), atento ao contexto de profunda violação, criminalização e preconceito contra etnias indígenas no Brasil, acompanha violações que envolvem comunidades indígenas no Estado do Rio Grande do Sul e vem manifestar sua solidariedade às famílias das e duas adolescentes e uma menina indígenas, da Comunidade Kaingang Jamã Tÿ Tãnh, em Estrela, RS, Chaiane Soares Lemes (15), Franciele Dos Santos Soares (14) e Tais Soares Lemes (9), que foram atingidas, na BR-386, supostamente por uma roda que se desprendeu de um caminhão. A irmã de Chaiane e de Tais, Anelize Soares Lemes (13) está hospitalizada em estado grave. O problemático contexto de duplicação da BR 386 provocou a constituição de aldeamentos ao longo da rodovia, impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos ainda não acolhidos e resolvidos pelos órgãos e autoridades competentes. A mobilidade e o acesso à educação são apenas dois exemplos de ausência de política pública causadora das mortes de duas adolescentes e uma criança caminhando em direção à escola, tendo suas vidas ceifadas pela lógica do estado mínimo. Este CEDH-RS também discorda do senso comum e do ódio ideológico que instaura o preconceito, a discriminação e a criminalização dos povos indígenas. Chaiane, Franciele e Tais não são culpadas de suas mortes e não se aceita nenhum argumento preconceituoso contra os nossos povos originários, tampouco a vitimização do motorista autor do atropelamento. Este Conselho reitera que as autoridades devem investigar com rigor e transparência o ocorrido e proceder à punição dos responsáveis, acompanhamento e indenização às famílias e o encaminhamento urgente de políticas públicas que efetivem os direitos constitucionais garantidos às comunidades indígenas, na Constituição de 1988, em seu Capítulo VIII, art. 231. Porto Alegre, 19 de outubro 2015. PAULO CÉSAR CARBONARI P/ Pleno do CEDH-RS

9 de out. de 2015

15 de outubro – quinta-feira


2ª edição

A Universidade Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, numa iniciativa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, realizará esta 2ª edição de mesa-redonda, aberta a professores(as) e alunos(as), sobre a Carta Encíclica Laudato Si' - Sobre o cuidado da casa comum, do Papa Francisco, oficialmente publicada no dia 18 de junho de 2015.


Objetivos

– Proporcionar uma apresentação acadêmica da Carta Encíclica Laudato Si' - Sobre o cuidado da casa comum em vista de compreender sua relevância e contribuição ao atual debate sobre os grandes desafios da crise ambiental hoje.

– Debater compromissos e responsabilidades da Universidade no enfrentamento dos desafios ambientais atuais.

 

Inscrições

Faça sua inscrição aqui.





Público Alvo

Professores(as), estudantes universitários(as) e comunidade em geral.




Programação


15 de outubro – quinta-feira

19h30min às 22h – Mesa-redonda  A Carta Encíclica Laudato Si' do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum e suas contribuições ao enfrentamento da crise ambiental – 2ª edição

Palestrantes:

Prof. Dr. Laércio Pilz – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Prof. Dr. Lucas Henrique da Luz – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Prof. Dr. Manfredo Araujo de Oliveira – Universidade Federal do Ceará – UFC

Local: Auditório Central – UNISINOS

 

*Este evento teve sua primeira edição dia 16/09/2015.

 

Saiba mais

Carta Encíclica Laudato Si&lsquo do Santo Padre Francisco sobre o cuidado da casa comum

Revista IHU On-Line edição nº 469. O ECOmenismo de Laudato Si'. Da Crise Ecológica à Ecologia Integral

Medium Laudato Si. Sobre o cuidado da casa comum. Comentários, análises e prospectivas.





Certificado

O aluno deve solicitar o certificado no Atendimento Unisinos (taxa de R$9,00) a partir de 15 dias após o término de todo o evento. É imprescindível a assinatura na ata em cada atividade para registrar a presença.



Investimento

Evento gratuito.



Coordenação

Lic. Átila Alexius – UNISINOS
Profa. Dra. Cleusa Maria Andreatta – UNISINOS
Prof. MS Gilberto Antonio Faggion – UNISINOS
Prof. Dr. Inácio Neutzling – UNISINOS
MS Jéferson Ferreira Rodrigues – UNISINOS
Prof. Dr. Laércio Pilz – UNISINOS
Prof. MS Lucas Henrique da Luz – UNISINOS
Profa. Dra. Marilene Maia – UNISINOS
Profa. Dra. Susana Maria Rocca – UNISINOS



Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Coordenação de Humanismo Social Cristão – UNISINOS


http://www.ihu.unisinos.br/eventos/agenda/641


5 de out. de 2015

Economia Solidária é alternativa para geração de emprego e renda

TV NBR - NBR ENTREVISTA - 28.09.15: A Economia Solidária no Brasil é construída principalmente por cooperativas, se tornando uma alternativa para geração de emprego e renda. Para falar sobre o assunto, o NBR Entrevista convida o secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer.


Em cada diferença, a igualdade

XIV Seminário de Saúde do Trabalhador: dia 26 de abril

XIV SEMINÁRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR A primeira edição do Seminário Saúde do Trabalhador aconteceu em 2009. E, desde então já foram 13 ediç...