15 de set. de 2015

Olhares sociológicos da conjuntura atual

OLHARES SOCIOLÓGICOS DA CONJUNTURA ATUAL


Os novos movimentos sociais: uma abordagem crítica

18/09/2015 – sexta-feira - 19h40

Palestrante: Me. Carlos Roberto Winckler

Local: Bloco/Sala: UCS Bloco 05 Bloco E / 305 Auditório


Análise de Conjuntura Econômica e Política

20/10/2015 – terça-feira - 19h40

Palestrante: Dr. João Ignacio Pires Lucas

Local: UCS Bloco 08 Bloco H / 108 Auditório




EVENTO DE EXTENSÃO DOS CURSOS DE SOCIOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL

DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

PARTICIPAÇÃO NOS ENCONTROS SERÁ VALIDADA COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR


FAÇA SUA INSCRIÇÃO!


COORDENAÇÃO: Profª. Drª Ramone Mincato


Objetivos: proporcionar aos estudantes de sociologia e serviço social e comunidade acadêmica e regional: a) uma abordagem sociológica e crítica dos chamados "novos" movimentos sociais; b) uma análise sociológica da conjuntura econômica e política atual.


PROMOÇÃO:

NDE do Curso de Sociologia

NDE do Curso de Serviço Social


PÚBLICO-ALVO: estudantes de Sociologia e Serviço Social. Comunidade Acadêmica e Regional.


ORÇAMENTO: Sem custos


http://ucs.br/ 


14 de set. de 2015

Educação em Direitos Humanos :: nesta segunda, em Caxias!

14 de setembro, segunda-feira:

17h30 - Assinatura de termo de cooperação técnica de educação em Direitos Humanos e ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "A ditadura militar no Brasil: 1964-1985: A verdade da repressão. A memória da resaistência". Local: Casa da UCS (Galeria Universítária do Campus-Sede):

19h - EXIBIÇÃO E DEBATE DO FILME: "Que bom te ver viva", de Lúcia Murat. 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Local: UCS Cinema. 

...

Ministro Pepe Vargas cumpre agenda em Caxias do Sul na segunda (14):

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, e o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, assinam na próxima segunda-feira (14) um termo de cooperação técnica em prol da educação em Direitos Humanos, que ganhará espaço na organização curricular em ensino, pesquisa e extensão na UCS.

A solenidade também marcará a abertura da exposição fotográfica A Ditadura Militar no Brasil 1964-1985: A Verdade da Repressão. A Memória da ResistênciaComposta por 22 paineis com fotos e informações, a mostra narra o período histórico desde a instituição do regime até o movimento Diretas Já, destacando as manifestações sociais, estudantis, sindicais e eclesiásticas de resistência, a ocorrência de luta armada, os episódios de repressão, a reorganização política, a anistia e a redemocratização. A iniciativa integra o projeto Direito à Memória e à Verdade da SDH.

Pepe e as autoridades universitárias participam em seguida de atividade integrante da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. A partir das 19h será apresentado o filme Que Bom te Ver Viva, de Lúcia Murat, no UCS Cinema. Após a exibição, o ministro debaterá com a doutora em Educação e mestre em História Eliane Xerri, professora da UCS.


...

UCS e Governo Federal celebram acordo de cooperação para difundir a Educação em Direitos Humanos.

Eventos no Campus-Sede, nesta segunda-feira, dia 14, dão início às atividades de cooperação entre a Universidade de Caxias do Sul e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O ministro Pepe Vargas, titular da Secretaria de Recursos Humanos da Presidência da República, e o reitor Evaldo Kuiava assinam nesta segunda-feira, dia 14 de setembro, um Acordo de Cooperação Técnica com a finalidade de implementar ações conjuntas que assegurem a inserção da Educação em Direitos Humanos na organização curricular e nas diferentes esferas institucionais, abrangendo diretamente o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão.

Faça download do material orientativo preparado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A assinatura do Acordo será às 17h30min durante solenidade na Casa UCS (Galeria Universitária do Centro de Convivência), marcando também a abertura da exposição fotográfica "A Ditadura Militar no Brasil 1964-1985: A Verdade da Repressão. A Memória da Resistência". Composta por 22 painéis com fotos e informações, a mostra narra o período histórico desde a instituição do regime até o movimento Diretas Já, destacando as manifestações sociais, estudantis, sindicais e eclesiásticas de resistência, a ocorrência de luta armada, os episódios de repressão, a reorganização política, a anistia e a redemocratização. A exposição integra o Projeto Direito à Memória e à Verdade, desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e permanecerá na Galeria Universitária até o próximo dia 22.

Após a solenidade, o ministro Pepe Vargas, as autoridades acadêmicas e a comunidade universitária participam de atividade integrante da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. A partir das 19h será apresentado, no UCS Cinema, o documentário QUE BOM TE VER VIVA, de Lúcia Murat, "baseado nos depoimentos de mulheres que participaram da militância política de esquerda no Brasil entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970 e foram torturadas após serem capturadas pelas forças da Ditadura Militar". No ano de seu lançamento, 1989, QUE BOM TE VER VIVA ganhou o prêmio de melhor filme no 22º Festival de Brasília. Saiba mais sobre este filme AQUI. Após a exibição, o ministro Pepe Vargas e professora Eliane Xerri participam de debate com o público.


Ações conjuntas 
O acordo de cooperação técnica entre a UCS e o Governo Federal não envolve a transferência de recursos financeiros (a não ser em caso de repasse celebrado em instrumento específico). Pelo termo, a Secretaria se compromete a prestar cooperação técnica, disponibilizar materiais ao acervo das bibliotecas da universidade e participar de eventos promovidos pela instituição referentes aos Direitos Humanos, além de acompanhar a execução de ações e analisar resultados. A UCS, por sua vez, deverá cumprir os objetivos em quatro áreas: 
 Ensino – Incluir nos projetos pedagógicos e nas atividades dos cursos a temática dos Direitos Humanos como conteúdos obrigatórios, complementares ou flexíveis. 
 Pesquisa – Promover a criação de núcleos de estudos e pesquisas com atuação em temáticas como violência, direitos humanos, segurança pública, criança e adolescente, relações de gênero, identidade de gênero, diversidade de orientação sexual, diversidade cultural, entre outros. 
 Extensão – Fomentar a aproximação com os segmentos sociais em situação de exclusão social e violação de direitos, assim como movimentos sociais e a gestão pública, assessorando governos, organizações sociais e a sociedade na implementação dos Direitos Humanos. 
 Gestão – Incorporar os Direitos Humanos na cultura e gestão organizacional, no modelo de mediação de conflitos, na forma de lidar e reparar processos de violações através de ouvidorias e comissões, e na representação institucional e intervenção junto às esferas públicas, participando em conselhos, comitês e fóruns de direitos e políticas públicas.

Fonte: http://www.ucs.br/site/ucs/noticias/1441905141

Em cada diferença, a igualdade

XIV Seminário de Saúde do Trabalhador: dia 26 de abril

XIV SEMINÁRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR A primeira edição do Seminário Saúde do Trabalhador aconteceu em 2009. E, desde então já foram 13 ediç...